Fabiano Garcia, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Sicredi Sudoeste

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

“O que levou a esse intenso crescimento dos últimos anos é o nosso Conselho Administrativo muito arrojado. Temos uma bandeira aqui que é a seguinte: a Sicredi Sudoeste é para todos. A nossa Cooperativa é para ser levada a todas as pessoas que estiverem habilitadas a serem nossas associadas. Aí começamos o grande ponto de crescimento e de desenvolvimento. E, de fato, essa é a intenção: levar o cooperativismo para todos.

Temos uma área de atuação extensa, robusta, há muitos anos buscamos por esse crescimento, por esse desenvolvimento. Nós tivemos um crescimento de forma acelerada, porque nós queríamos, de fato, levar nossa Cooperativa para dentro das cidades onde temos atuação.

Nós temos uma crença, uma certeza de que o sistema cooperativo, como ele foi constituído lá desde o início, é um sistema pensando em levar mais justiça ao sistema financeiro como um todo. Um sistema mais justo é o que nos motiva a querer levar o Sicredi para cidades onde ele ainda não está presente. Não é relevante para nós o tamanho da cidade, porque todos os municípios, para nós, são importantes. Alguns têm a capacidade de geração de resultados financeiros menores e outros maiores. A gente precisa prezar pelo equilíbrio: nós temos o social e nós temos o econômico. Nós tínhamos alinhado desde o início que, mesmo em municípios onde o resultado financeiro não fosse do tamanho do esperado pelo mercado financeiro, para nós ele seria importante e esse impacto positivo nas comunidades é o que realmente nos move.

Quando essa estratégia estava toda alinhada em nosso Conselho, começamos a colocá-la em prática através da contratação de pessoas e da montagem de equipes muito bem definidas, voltadas a esse crescimento.

Outra coisa que impulsionou nosso crescimento foi a nossa forma de trabalho e relacionamento, a proximidade com as pessoas, com as entidades, com as comunidades. Com isso, naqueles momentos em que o mercado financeiro estava fechando agências, nós estávamos abrindo. Enquanto na pandemia, muitas instituições estavam recuando com agências, a gente, respeitando a saúde, continuou levando o cooperativismo, abrindo agências, viabilizando a vida de quem é o proprietário do imóvel, a geração de empregos, condições mais justas, preços menores, melhores com relação aos aplicadores, todo um pacote que leva ao desenvolvimento da sociedade.

Temos o DNA empreendedor, somos uma Cooperativa que busca o crescimento pensando em sustentabilidade, mas também pensando em sermos uma empresa perpétua.

Sempre tivemos no relacionamento, no atendimento, a nossa grande fortaleza. Temos até um medidor de satisfação do associado, que tem uma grande relevância. Seguramente, para nós, ele é o principal indicador, porque associados contentes são associados que estão apostando em uma empresa que dá resultado, uma empresa que leva os negócios desses associados à frente. O que a gente valoriza é a proximidade, a preocupação genuína com a necessidade do associado, “entender para atender”, que é, de fato, entender o negócio do nosso associado para que daí possamos auxiliá-lo com o que ele precisa. Nós não fazemos negócio pensando no que a Cooperativa precisa, mas naquilo que o associado tem de necessidade dentro das suas atividades. Não é forçando ninguém a adquirir produtos, mas entendendo o negócio dele e apresentando soluções. Ou, em alguns momentos, dizer ‘eu não posso te atender’. Então, é, de fato, ser sincero, ser transparente.

Hoje estamos em dois Estados muito prósperos e nossos planos são seguir com este crescimento, especialmente em cidades onde já temos agências, com novas unidades. Como Tangará da Serra, por exemplo, onde começamos, e já inauguramos a quarta agência. Vamos continuar crescendo em volume de negócios, em rede de atuação, e isso já vem sendo trabalhado com contratação de equipe e negócios sendo desenvolvidos.

Completei recentemente 30 anos de Sicredi. Não dá para você viver 30 anos numa entidade sem ter fascínio por isso. Eu acredito muito na cooperação, na união das forças, sou uma pessoa colaborativa no profissional e no pessoal. O que me motiva a estar no Sicredi é poder participar de uma empresa Cooperativa. A empresa me possibilita crescer, enquanto ser humano, enquanto profissional. É uma empresa que leva, de fato, o desenvolvimento para as regiões, para as comunidades de forma genuína. A gente não tem um discurso da boca para fora, a gente pratica isso de verdade. Estamos participando da vida de muitas pessoas. O que nós estamos fazendo no Sicredi é o plantio. Todos nós que estamos aqui hoje, estamos plantando várias sementes que sabemos que não vamos usufruir, mas as futuras gerações, sim. Independentemente do que vai acontecer pela frente, quantos anos nós vamos estar aqui. Não é para agora, é para ser perpétuo.”


Mais Histórias

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Roberto Marinho Pinheiro, gerente da agência de Paragominas, PA.

Leia história na íntegra >>
0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Bruno Pereira, colaborador que ingressou na Sicredi Sudoeste por meio do Programa Start

Leia história na íntegra >>