Bruno Pereira, colaborador que ingressou na Sicredi Sudoeste por meio do Programa Start

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

“Eu estudo Administração, trabalhei um ano e dois meses no programa Start, como estagiário, e agora, em 2023, fui efetivado no cargo.

O programa Start, que é o programa dos estagiários, ele te desenvolve em todos os segmentos, ele faz com que você passe por cada área da empresa, da agência: carteira PF, carteira PJ, carteira agro, administrativo… Ele faz com que você tenha um conhecimento amplo do que é a Cooperativa e de como a gente trabalha, te ensina o bruto mesmo, o que você tem que fazer, como tem que ser, te dá a oportunidade de aprender. Com isso, você vai ver com que área se identifica mais. Você tem que passar por todas as áreas para você se identificar, eles te dão essa oportunidade.

Eu estava no último dia já do estágio, na hora de renovar meu contrato, e eu não sabia o que iria acontecer, eu estava até procurando outros empregos, e eles disseram, ‘Bruno, calma.’ Sabe, né, a vida do acadêmico, você tem que manter faculdade e tudo mais.  A partir do momento que você começa a ter um salário, você começa a ter dívidas. Então, eu já estava me preparando, quando me botaram numa sala de reunião, lotada de gente, aí o gestor gerente da agência começou a reunião sobre o meu desenvolvimento. E eu no canto da mesa… Todo mundo percebeu que eu estava nervoso. Até que me disseram que eu estava efetivado e eu comecei até a chorar, a gente não tem palavra para o momento. Eu não estava esperando. Deixaram para me avisar mesmo no último momento. Tanto que, quando eu saí da sala, me falaram que eu tinha que ir fazer os exames médicos para a efetivação, e eu fiquei: ‘cara, eu tô sem chão para sair daqui ainda, calma aí, deixa eu voltar pra terra, que o negócio foi forte.’

Hoje em dia já se fala: ‘Bruno, ah, Bruno do Sicredi’. Eu vi isso gradualmente, conforme você vai andando, você vai ficando conhecido na comunidade, na região, o seu nome já vai sendo levado através da empresa que você trabalha. Então, conforme você vai pegando esse nome, você tem que entender: tem que entender da marca, entender do cooperativismo, sobre o procedimento, levar isso na ponta, você tem que viver isso pra poder estar carregando esse sobrenome.

O programa Start te dá uma oportunidade de ouro, uma oportunidade de milhões, que você vai ter que decidir se vai querer continuar ou não. Faz com que você conheça, faz com que você realmente aprenda. Fui um dos primeiros a ser efetivado aqui na agência de Dom Eliseu. E assim, onde você passa, todo mundo sabe que você foi estagiário aqui.

Eu considero importante também a total liberdade que a empresa nos dá. Total liberdade pra você aprender, chegar no gestor, ver se você realmente se encaixa naquela vaga. A questão é essa, o programa vem, no meu ponto de vista, para formar pessoas, formar bons profissionais com as diretrizes da empresa.”


Mais Histórias

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Roberto Marinho Pinheiro, gerente da agência de Paragominas, PA.

Leia história na íntegra >>
0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Fabiano Garcia, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Sicredi Sudoeste

Leia história na íntegra >>