Antônio Geraldo Wrobel, Presidente da Sicredi Sudoeste desde 1996. Associado desde 1991.

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

“O que estamos vendo hoje é resultado de um trabalho que nós nos propusemos a fazer a partir do ano 2010, para o crescimento da nossa Cooperativa. Dentro desse propósito de crescer, nós tivemos oportunidade de fazer união com outras oito cooperativas. Nós tínhamos a visão de que, se a nossa Cooperativa permanecesse pequena, ela dificilmente teria sucesso ou conseguiria atender adequadamente aos nossos associados.  

O crescimento trouxe muitos benefícios. Expandimos para o Pará, para que eles pudessem ter suas demandas melhor atendidas,  conseguimos também melhorar a qualidade do nosso quadro de colaboradores, oferecendo melhor formação e melhor remuneração para ter talentos que fazem a diferença aqui dentro da nossa equipe. E tudo isso tem nos trazido resultados. Foram muitas mudanças! Nós tínhamos 609 cooperados quando eu assumi a presidência.

Com todas essas incorporações, nunca tivemos dificuldades de convívio, conflitos, interesse em disputas. Sempre houve harmonia. Tanto é que nunca tivemos uma manifestação de algum candidato que quisesse disputar o cargo de presidente. Então, eu acho que isso também evidencia um pouco essa situação de harmonia que a gente consegue manter.

Ir para o Estado do Pará foi um grande desafio, inicialmente por desconhecermos parte da cultura, e da economia. No primeiro momento, teve uma série de dificuldades, tivemos que levar, inclusive, algumas pessoas do Mato Grosso para o Pará para poder fazer essa integração e trouxemos gestores do Pará para o Mato Grosso para poder vivenciar com os nossos gestores a nossa forma de trabalho. Ficamos em torno de três anos sem expandir, somente recuperando as agências que tinham sido objeto da união das cooperativas. Tivemos uma evolução bastante rápida e com segurança logo nos primeiros momentos que chegamos no Pará. Foi uma integração muito forte.

Nós costumamos dizer o seguinte: nós levamos 31 anos para chegar a 100 mil cooperados e com menos de três anos, nós dobramos o tamanho. Isso em todos os indicadores. Isso evidencia que houve realmente uma escalada muito grande. A gente acredita muito que nessa ida para o Pará conseguimos atrair muitas pessoas que não conheciam ainda o cooperativismo. De certa forma, o Banco Central tem tido uma ação muito forte apoiando o Cooperativismo de crédito e divulgando metas para ele, o que demonstra que, inclusive o público e a autoridade monetária confiam no que as cooperativas estão fazendo. Nós chegamos com taxas de metade que outras instituições praticavam. Então, isso demonstra que a nossa evolução, nossa expansão para essas novas praças, está realmente levando benefício para as pessoas. E isso nos motiva mais ainda.

Acreditamos na possibilidade de chegar até o final de 2025 com 100 agências operando. Temos investido valores significativos no Fundo Social. No último ano, nós tivemos um milhão e meio de recursos destinados a ele. Atendemos 161 projetos da maior parte dos municípios onde nós estamos presentes. Isso tem gerado um reconhecimento muito grande por parte dos municípios, por parte das entidades que são beneficiadas e por parte da população, assim como parte dos cooperados, que em última análise são as pessoas que estão permitindo que esse recurso seja levado para apoio para essas entidades.”


Mais Histórias

0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Roberto Marinho Pinheiro, gerente da agência de Paragominas, PA.

Leia história na íntegra >>
0 Comentários 21-03-2024 Sicredi Sudoeste

Fabiano Garcia, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Sicredi Sudoeste

Leia história na íntegra >>